História, perguntado por eunhyung140, 9 meses atrás

O que foi o tratado de tordesilhas

Soluções para a tarefa

Respondido por Liepower
0

Explicação:

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado em 7 de junho de 1494 entre a Espanha e Portugal. Esse acordo visava a resolver disputas relativas às terras em que Cristóvão Colombo e outros exploradores do final do século XV haviam aportado. Logo depois que a Espanha chegou pela primeira vez ao hemisfério ocidental, espanhóis e portugueses entraram em conflito sobre os direitos de colonização do Novo Mundo.

Em 1493, após ouvir os relatos de Cristóvão Colombo, os monarcas espanhóis Fernando e Isabel procuraram o apoio papal para garantir o controle do território no Novo Mundo. Eles pretendiam inibir os portugueses e outros possíveis rivais. Em 1493, o papa Alexandre VI (que era espanhol) determinou a demarcação de uma linha que se localizaria 100 léguas a oeste de Cabo Verde. As expedições portuguesas deveriam manter-se a leste dessa linha. Todos os territórios a oeste dessa linha pertenceriam à Espanha. Em troca, a Espanha assumiria o compromisso de difundir o cristianismo no Novo Mundo.

O rei dom João II de Portugal ficou insatisfeito com a decisão do papa Alexandre VI. A demarcação deixava quase nenhum território para Portugal no Novo Mundo. Para resolver esse conflito, embaixadores espanhóis e portugueses se encontraram na vila de Tordesilhas, na Espanha, em 1494. Um novo acordo foi assinado e a linha foi movida, passando a localizar-se 370 léguas a oeste de Cabo Verde.

Respondido por LohhKpayc
0

Olá! Foi um tratado que estabelecia uma linha imaginária de forma que a dominação portuguesa iria no raio de 370 léguas ao Oeste o que confiria a Portugal a possibilidade de poder ocupar e colonizar as terras brasileiras o que, anteriormente, só era possivel 100 léguas ao Oeste de acordo com a bula inter coetera, aquela que foi renegociada para assim chegar nesse novo tratado.

Espero ter ajudado Bons estudos.

Qualquer duvida entre em contato.

Perguntas interessantes