O que foi o Tratado de Latrão? De que forma a Igreja e o Governo saíram beneficiados?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Tratado de Latrão foi assinado entre o governo da Itália e a Igreja Católica em 1929. Esse acordo determinou a criação do Vaticano, o Estado papal. Com o Tratado de Latrão, foi criado oficialmente o Estado da Cidade do Vaticano, um pedaço de terra soberano sob domínio da Igreja Católica.
Resposta:
O Tratado de Latrão, é um dos tratos lateranenses de 1929 feitos entre o Reino de Itália e a Santa Sé, ratificado em 11 de fevereiro de 1929, dando fim à "Questão Romana".
O Tratado de Latrão estava dividido em três partes, cada uma abordando um assunto específico:
- Primeira parte: estipulava a criação do Estado da Cidade do Vaticano e garantia a soberania do novo Estado.
- Segunda parte: determinava questões a respeito das relações da Itália com o Vaticano e estabelecia, por exemplo, o ensino do catolicismo nas escolas secundárias italianas.
- Terceira parte: estipulava um acordo financeiro em que a Itália deveria indenizar a Santa Sé por todos os territórios pertencentes aos Estados Papais dos quais a Igreja abria mão.
Depois da assinatura do Tratado de Latrão, o Vaticano surgiu como Estado soberano. O papa, que já era uma autoridade religiosa daIigreja, passou a representar também uma autoridade temporal do Estado.
A assinatura do Tratado de Latrão foi comemorada em toda a Itália, pois representou o fim de uma briga de décadas e garantiu a aproximação formal do fascismo italiano com o catolicismo.