História, perguntado por toiawhy, 10 meses atrás

O que foi o tenentismo? que Quais setores da sociedade brasileira que apoiaram ou simpatizaram com o tenentismo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por kakarroto
18

Resposta:

O tenentismo foi um movimento que ganhou força entre os militares de média e baixa patente durante os últimos anos da República velha. No momento que surgiu o levante dos militares, as inconformidade das classes urbanas contra os desmandos e o conservadorismo presentes na cultura política do país se expressava.

As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana. Criticavam o sistema eleitoral e as eleições, defendiam o voto secreto, reformas sociais e econômicas.

espero ter ajudado muito

Respondido por martinsduda8070
6

Resposta:

O tenentismo foi um movimento político-militar, baseado em uma série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro (tenentes), de camadas médias urbanas, que estavam insatisfeitos com o governo da República Oligárquica no início da década de 1920 no Brasil. As revoltas ocorreram durante o governo de Epitácio Pessoa, também conhecido como ''o patativa''. O tenentismo defendia reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto aberto (fim do voto de cabresto), modalidade que voto que favorecia o coronelismo presente na República Oligárquica, além de defenderem a instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.

Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolta Paulista de 1924, a Comuna de Manaus de 1924 e a Coluna Prestes(1925 - 1927).pública Oligárquica no início da década de 1920 no Brasil.

Espero ter ajudado e bons estudos :)

Explicação:

Perguntas interessantes