História, perguntado por Mayararodry, 1 ano atrás

O que foi o sistema de capitanias hereditárias adotado no início da colonização portuguesa na América? e quais os motivos levaram ao fracasso desse modelo administrativo?

Soluções para a tarefa

Respondido por pgregorio
429
As capitanias hereditárias foi o modelo de divisão do Brasil durante o período de colônia, ao todo eram 14 capitanias. Elas não podiam ser doadas ou vendidas. O motivo do fracasso foi o alto valor para a manutenção das terras e a demora para um retorno financeiro pelas mesmas.

EdbertoBrenno: Quais foram as 14 capitanias? Por que elas não podiam ser doadas ou vendidas?
Mayararodry: Obrigada
pgregorio: Elas não podiam ser vendidas ou doadas porque eram apenas concessões de terras pela Coroa Portuguesa administradas por àqueles que se dispuseram a aceitá-las no Brasil, um empréstimo de terras para que os colonos pudessem cultivar e colonizar as terras impedindo uma invasão estrangeira.
Respondido por EduardoPLopes
139

O sistema de capitanias hereditárias  foi uma espécie de "Parceria Público-Privada" para tentar colonizar o Brasil: o Governo Português concedia o direito perpétuo sobre o território e os Donatários entravam com os recursos.

Foi um fracasso pois não havia investimentos suficientes no país para tirar dele sucesso econômico, e em muitas áreas havia poucos recursos facilmente exploráveis, sendo substituído doze anos depois pelo modelo de Governo-Geral, baseado no bem-sucedido modelo colonial espanhol.

Perguntas interessantes