O que foi o século de ouro de Atenas explique
Soluções para a tarefa
Resposta: A vitória sobre os persas em 490 – 479 a.C. estabeleceu Atenas como a mais forte das cidades-estados gregas. Apesar das ameaças externas, ela manteve seu papel cultural de liderança nos séculos seguintes. É durante esse contexto que são lançadas as bases para a formação do Período Clássico ateniense.
Por volta de 450 a.C., o general Péricles consolidou seu poder utilizando o dinheiro público advindo das taxas cobradas a seus aliados da Liga Delos, para financiar os artistas e pensadores de sua cidade-estado.
Acima de tudo, pagou artistas para construírem templos e outros edifícios públicos na cidade. Dessa forma, ele poderia ganhar o apoio do povo distribuindo muitos trabalhos e, ao mesmo tempo, aumentar o prestígio de Atenas, assim como o seu próprio, com a construção de tais obras grandiosas.
Durante esse período, conhecido também como o “Século de Ouro” ou, o “Século de Péricles”, haja vista o enorme desenvolvimento econômico e cultural ateniense, tivemos um processo criativo que não apenas dominaria a arte romana futura, mas também a Europa Renascentista 2.000 anos depois. Tudo isso mesmo com a destruição da maioria das pinturas e esculturas.