História, perguntado por vitoria4684, 1 ano atrás

o que foi o renascimento?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por JBunny
251
O Renascentismo, também conhecido como Renascimento ou Renascença, é o período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, que ocorreu principalmente na Itália, e se alastrou por toda a Europa. Importantes acontecimentos artísticos e culturais marcaram esse momento, e invadiram o ocidente do século XV. O desenvolvimento das artes, da ciência, da economia e da política fez adormecer na eternidade os pensamentos medievais.

O desenvolvimento comercial, o início das grandes navegações e a agitada atividade cultural do ocidente fez nascer um sentimento de humanidade, em que as ações fossem voltadas para o homem. Esse pensamento já vinha se transformando desde o enfraquecimento da Igreja Católica, que praticamente dominava toda a cultura na Idade Média com uma visão teocêntrica.

Inicialmente, esse sentimento humanista partiu de uma elite, formada por intelectuais ricos, que buscavam na antiguidade, principalmente na cultura greco-romana, o ideal perfeito de civilização. Os movimentos dessa elite, porém, refletiram em todo o ocidente, e mudaram as concepções de sociedade, de cultura e de religião da época. O período do Renascimento é considerado entre o fim do século XIV e início do século XVII.
Respondido por yohannab26
33

 O Renascimento foi o período após a Idade das Trevas, recebeu o nome de "Século das Luzes", caracterizava-se pelos ideias dos gregos e romanos, além da figura do homem no centro das atenções, surgindo assim a Idade Moderna.

  Uma característica dessa época foi o Humanismo, glorificação do homem, denominou-se como era de transição dos modelos medievais obscuros para o modelo renascentista. Ele colocou em decadência o Trovadorismo e ascendeu o Renascimento.

 Aderiu ao ideal de Antropocentrismo, ou seja, na glorificação do homem, valorizando todos os seus tributos. Também mostra um ideal de oposição ao Teocentrismo, sistema político que colocava Deus acimas de todos as razões políticas e civis.

  A respeito da vontade e razão do homem surge a ideia de Racionalismo. O homem torna-se "homem racional", crítico e questionador da sua própria realidade.

  Para mais informações, acesse:

Renascimento: brainly.com.br/tarefa/210478

Anexos:
Perguntas interessantes