O que foi o Primeiro, Segundo e Terceiro movimento Internacional Operário?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oi , Espero Ter Ajuda-do XD
Explicação:
Movimento Operário é um termo que se refere à organização coletiva de trabalhadores para a defesa de seus próprios interesses, particularmente (mas não apenas) através da implementação de leis específicas para reger as relações de trabalho. Em sentido amplo, abrange o conjunto dos fatos políticos e organizacionais relacionados ao mundo do trabalho e à vida política, social e econômica dos trabalhadores.[1]
Revoltados grupos de artesãos atacavam as fábricas, quebrando as máquinas. Desse mesmo tipo também foi a reação dos operários jogados na miséria pelas primeiras crises de desemprego. Depois de algum tempo, os operários começaram a perceber que o problema não estava nas fábricas, nem nas máquinas em si, mas sim na forma como a burguesia havia organizado os meios de produção. No início do século XIX, na Inglaterra, o movimento dos trabalhadores fez-se sentir por meio de demonstrações de massa, como motins e petições. Foi nesse século que os sindicatos surgiram como uma nova força no cenário político.
A primeira luta de caráter político, empreendida pelos operários ingleses, foi a conquista do direito de voto. Nessa luta, o movimento operário contou inicialmente com o apoio da burguesia, uma vez que esta classe não podia enviar seus deputados para a câmara dos Comuns, que estava nas mãos dos latifundiários. A revolução de 1830 na França, acabou dando um grande impulso a esse movimento. Em 1832, o Parlamento promulgou uma reforma do sistema eleitoral (Reform Act), beneficiando a burguesia, mas negando qualquer benefício aos operários na epóca.
Resposta:O movimento operário ficou mais intenso a partir do século XX, já que foi o período que a indústria se consolidou no Brasil.
Os operários, no início, tinham que trabalhar em ambientes insalubres, trabalhavam por longas horas sem ter aumento pela quantidade de horas trabalhadas, não tinham direitos a praticamente nada.
O movimento operário começou a se organizar a partir de concepções do socialismo e do anarquismo. Foi com a fundação de partidos políticos, que os operários socialistas conseguiram arregimentar forças para reivindicar seus direitos.
Em 1917, houve uma greve no estado de São Paulo onde um operário foi morto. A morte do operário gerou uma serie de movimentos grevistas pelo país. O governo Vargas, a partir de 1930 garantiu vários direitos aos trabalhadores com a criação da Constituição de 1934. Na década de 40, os trabalhadores tiveram seus direitos assegurados pela CLT.
Explicação:espero ter ajudado