História, perguntado por leticiaeluanacarmo, 6 meses atrás

O que foi o Peronismo na Argentina?
(me respondam por favooor) ​


gustavosoare96: de nada

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavosoare96
6

Resposta:

Peronismo é a denominação dada genericamente ao "Movimento Nacional Justicialista", criado e liderado a partir do pensamento de Juan Domingo Perón, militar e estadista argentino, presidente daquele país, eleito em 1946, 1951 e 1973 e que influenciou a política norte americana.


leticiaeluanacarmo: obrigada! ajudou muito
gustavosoare96: de nada
gustavosoare96: vlw por ter marcado como melhor resposta
Respondido por triskelionxw
0

Resposta:

Peronismo é a denominação dada genericamente ao "Movimento Nacional Justicialista"

Explicação:

Peronismo é a denominação dada genericamente ao "Movimento Nacional Justicialista", criado e liderado a partir do pensamento de Juan Domingo Perón, militar e estadista argentino, presidente daquele país, eleito em 1946, 1951 e 1973 e que influenciou a política norte-americana.

O peronismo foi um movimento político que surgiu na Argentina durante a década de 1940 quando Juan Domingo Perón atuava no governo argentino. O sucesso da política peronista garantiu-lhe popularidade para ascender à presidência do país e consolidar sua política. Juan Domingo Perón foi presidente da Argentina em duas ocasiões, entre 1946 e 1955 e de 1973 a 1974. Neste texto, abordaremos a ascensão de Perón na política argentina e os principais acontecimentos do seu primeiro governo.

O peronismo é um movimento político bastante complexo e isso gera uma série de confusões e uma série de dúvidas a respeito desse assunto. Uma das grandes confusões afirmam que o governo peronista era um governo fascista. Apesar de existirem muitas aproximações com o fascismo, o peronismo não foi um movimento político de orientação fascista.

Entre as semelhanças pode-se destacar a aversão ao comunismo dos dois regimes, as tentativas de mediar as relações patronais, a criação de uma forte estrutura de propaganda política, o conservadorismo etc. O próprio Perón já deu declarações elogiando os “ganhos” que a Itália havia conquistado com o fascismo. Ainda assim, os historiadores não classificam o peronismo como fascista.

O peronismo também é muito associado ao getulismo, isto é, com o governo de Getúlio Vargas, presidente do Brasil, entre 1930 e 1945 e de 1951 a 1954. Aqui também é necessário falar que existiram muitas semelhanças entre os dois projetos, mas trata-se de fenômenos políticos distintos que foram influenciados por outros projetos políticos, mas que de uma forma geral foram resultado dos processos políticos de seus próprios países.

Perguntas interessantes