O que foi o período socrático
Soluções para a tarefa
Explicação:
O período socrático, segundo pesquisas realizadas, é definido como o período da Grécia clássica, abrange o final do século V e todo o século IV antes de Cristo. Iniciou com a ascensão de Atenas, após a vitória dos gregos sobre os persas nas Guerras Médicas. Foi um período em que a democracia se desenvolveu, a arte de falar em público era necessária, a vida artística entra no apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar. Segundo Chauí, foi quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas.
Naquela época, Atenas tornou-se o centro da vida social, política e cultural da Grécia, vivendo seu período de esplendor, conhecido como o Século de Péricles. A cidade se desenvolvia, o comércio, o artesanato e as artes militares.
Segundo Chauí, a democracia grega possuía, entre outras, duas características de grande importância para o futuro da Filosofia.
Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis.
Em segundo lugar, e como consequência, a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes, garantia a todos a participação no governo, e os que dele participavam tinham o direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar. Surgia, assim, a figura política do cidadão. (Nota: Devemos observar que estavam excluídos da cidadania o que os gregos chamavam de dependentes: mulheres, escravos, crianças e velhos. Também estavam excluídos os estrangeiros.) (CHAUÍ, 2016)
Resposta:
Período, do final do século V e todo o século IV a.C., em que a filosofia investiga as questões humanas, ou seja, a ética, a política e as técnicas, e busca compreender qual é o lugar do homem no mundo.