História, perguntado por gbaioco33, 7 meses atrás

O que foi o lluminismo? Por que recebeu esse nome?​


Youhope: Obrigada*

Soluções para a tarefa

Respondido por Youhope
8

Resposta:

  • O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
  • A origem do nome vem do latim “lumini” que quer dizer luz. Conhecido como (“século das luzes”)Era considerado uma luz por se encontrar na busca de soluções ou saídas de qualquer problema.
  • No caso podemos afirmar que o iluminismo receber esse nome tendo em vista que foi considerado a ideia das luzes.
  • Isso porque as luzes podem ser considerada a razão humana que veio acabar como o pensamento arcaico religioso.

I Believe in your potential...

Respondido por heitorromano15
0

Resposta:

O Iluminismo foi um movimento intelectual portador de uma nova visão de mundo e da humanidade, que expressou os anseios da sociedade burguesa do século XVIII, o Século das Luzes. O novo pensamento recebeu o nome de Iluminismo, pois acreditava-se que as luzes da razão iluminariam o caminho dos seres humanos na busca por um mundo melhor.

Cientistas, matemáticos e filósofos contestaram em livros e cartas, as desigualdades geradas pelo Regime Absolutista (também chamado de Antigo Regime). Passaram a defender a ideia de que era possível reorganizar uma sociedade e torná-la mais justa. No entanto, para isso era necessário que o ser humano priorizasse a razão na busca do conhecimento, desligando-se dos valores religiosos.  

Liberalismo Político

Os teóricos do Liberalismo Político pregavam a limitação do poder político por meio de leis. Segundo os liberais, caberia a um grupo de representantes da sociedade criar essas leis. Acreditavam que os seres humanos eram livres por natureza e iguais em direitos, por isso deveriam se organizar em sociedade segundo os seus talentos e seu trabalho, não segundo privilégios de nascimento. Assim, os filósofos iluministas difundiram a ideia de que a sociedade deveria ser governada por leis e não pela vontade dos reis.  

Para evitar a formação de um governo autoritário, o filósofo iluminista Montesquieu propôs a separação do poder político em três instâncias, com funções diferentes e independentes entre si. São eles: o legislativo, que discute e cria leis, o Judiciário, que fiscaliza o cumprimento das leis e o Executivo, que administra o Estado e coloca as leis em prática.

Liberalismo Econômico

Os liberais também elaboraram propostas para a economia, criticando o mercantilismo e a falta de liberdade para os negociantes realizarem suas atividades comerciais. Acreditavam que o Estado não deveria intervir na economia. De acordo com os liberais, os comerciantes precisavam ter liberdade para realizar seus investimentos e para estabelecer os preços de seus produtos. Para o pensador Adam Smith, a principal riqueza de uma nação era o trabalho de seu povo. As teses mercantilistas que defendiam o acúmulo de metais preciosos como sinônimo da riqueza de uma nação foram combatidas por ele. Adam Smith defendeu também a livre concorrência, sem o controle do Estado. Assim, os burgueses disputariam o mercado consumidor entre si. Para ganhar o mercado, eles melhorariam a qualidade da sua produção e disputariam pelos melhores preços.

Explicação:

Perguntas interessantes