O que foi o Governo Provisório e por que não recebeu apoio dos outros socialistas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O governo provisório foi a primeira fase da Era Vargas, começando em 1930, logo após a vitória da revolução que colocou Getúlio Vargas no poder, até 1934, quando o Congresso Nacional promulgou a nova Constituição brasileira. Nesse período, Vargas governou o Brasil por meio de decreto-lei, já que o Congresso Nacional estava fechado desde outubro de 1930 e a Constituição de 1891 havia sido cancelada.
Resposta:A história do Brasil é marcada por diversos acontecimentos políticos. Ao todo, são dez períodos que incluem os Reinados, a Velha República e o Governo Provisório. Este último é marcado pela Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas assumiu o poder como presidente pela primeira vez no país.
Após a Revolução, Getúlio Vargas governou o Brasil até 1934, quando foi reeleito oficialmente em eleições indiretas como presidente do Brasil. A reeleição de Vargas deu início ao período conhecido como Governo Constitucional. Na época, a disputa política estava centrada nas antigas oligarquias e nos apoiadores de Vargas.
Em síntese, o período histórico na política ficou marcado pelas medidas centralizadoras de Vargas. Por conta disso, o governo do presidente ficou conhecido como Era Vargas. Mas, antes de tudo, é preciso entender historicamente, o que foi a Revolução de 1930 e quais as características do Governo Provisório.
Revolução de 1930
A Revolução de 1930 foi o marco da crise que atingia o país já no final da Primeira República. Naquela época, Júlio Prestes estava quase assumindo a presidência do país – anteriormente o presidente era Washington Luís -, quando Getúlio Vargas tomou o poder.
Governo provisório, o que foi? Definição, característica e Revolução de 30
Revolução de 1930
Toda a crise política teve início com a entrada de novos membros nas decisões do país. Ou seja, a política era gerida, principalmente, pelas oligarquias (São Paulo e Minas Gerais). Um pouco antes da Revolução de 30, já era comum que tenentes participassem do cenário político brasileiro. A disputa política entre oligarquias começou, também, nesse período.
Isso porque São Paulo e Minas Gerais funcionavam por meio de trocas. Ou seja, se um candidato de São Paulo estivesse no poder, em seguida, pela lógica, o governo estaria nas mãos de algum candidato de Minas Gerais. Porém, as disputadas entre as oligarquias começaram quando, na eleição de 1930, Washington Luís lançou para presidência um candidato paulista, Júlio Prestes.
Explicação: