o qué foi o genocidio de RUANDA ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O genocídio de Ruanda, também conhecido como genocídio tutsi, foi um massacre em massa de pessoas dos grupos étnicos tutsi, twa e de hutus moderados em Ruanda, que ocorreu entre 7 de abril e 15 de julho de 1994 durante a Guerra Civil de Ruanda.
Explicação:
Resposta:
foi um massacre em massa de pessoas dos grupos étnicos tutsi, twa e de hutus moderados em Ruanda, que ocorreu entre 7 de abril e 15 de julho de 1994 durante a Guerra Civil de Ruanda.[1]
O genocídio foi organizado por membros da elite política principal dos hutus, muitos dos quais ocupavam cargos nos níveis mais altos do governo nacional. A maioria dos historiadores concorda que um genocídio contra os tutsis havia sido planejado por pelo menos um ano.[3][4] No entanto, o assassinato do presidente ruandês Juvénal Habyarimana em 6 de abril de 1994 criou um vácuo de poder e encerrou os acordos de paz. Os assassinatos genocidas começaram no dia seguinte quando soldados, policiais e milícias executaram líderes políticos e militares tutsis e hutus moderados.
A escala e a brutalidade do massacre causaram choque em todo o mundo, mas nações ocidentais como Bélgica, França, Estados Unidos e outros ignoraram o massacre.[5][6][7][8] A maioria das vítimas foi morta em suas próprias aldeias ou cidades, muitas por seus vizinhos e companheiros de aldeia. Gangues hutus procuravam vítimas escondidas em igrejas e edifícios escolares. A milícia assassinou vítimas com facões e rifles.[9] Estima-se que 500.000 a 1.000.000 ruandenses foram mortos, cerca de 70% da população tutsi.[1] A violência sexual também foi abundante, sendo que estima-se que entre 250.000 e 500.000 mulheres tenham sido estupradas durante o genocídio.[10] O massacre terminou com a vitória militar da Frente Patriótica de Ruanda.
Explicação: