História, perguntado por Magusa, 1 ano atrás

O que foi o encilhamento e quais as suas consequêcias para o país?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0
O Encilhamento foi uma política industrialista adotada pelo então Ministro da Fazenda Rui Barbosa. Foi estipulada uma série de medidas que favoreciam as indústrias, como crédito bancário a elas; aumento de tarifas alfandegárias; reforma na legislação para favorecer a formação de novas empresas; além de anulação dos créditos cedidos aos fazendeiros por terem libertados os escravos na época da abolição.

Todos esses fatores foram sim alavancando o setor industrial, mas de uma maneira muito lenda. O que Rui Barbosa decidiu fazer? O ministro resolveu emitir moeda, criando bancos emissionistas em vários Estados. Para anular o efeito inflacionário originado destas emissões, ele esperava que a produção igualasse a taxa de consumo, assim o mercado ficaria equilibrado.

Com a prosperação do setor, a venda de capitais começou a se tornar a febre da época. Muitas empresas eram vendidas ou compartilhadas por meio de ações. Porém, muitos especuladores estrangeiros, aproveitando da nossa ingenuidade, criava empresas falsas no papel, e vendiam. Tendo o dinheiro, iam embora com tudo, causando prejuízo.

Quando percebeu-se, o prejuízo já estava altíssimo. Várias pessoas tentaram se desfazer de suas ações. Inúmeras empresas faliram, provocando desemprego, e a inflação começou a subir novamente. Os efeitos da política de Rui Barbosa, refletiu por muitos anos, contribuindo para que a dívida internacional do Brasil ficasse alta quase a maior parte do tempo.
Perguntas interessantes