História, perguntado por julyanam33, 1 ano atrás

O que foi o coronelismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Carlasilva09
7
A palavra Coronelismo é, na realidade, um abrasileiramento da patente de coronel da Guarda Nacional.

O cargo era utilizado para denominar os cargos aos quais as elites locais poderiam ocupar dentro do escalão militar e social brasileiro.

Esse fenômeno teve início durante o Período Regencial (1831-1842).

Como o Império do Brasil encontrava sem um Exército forte e centralizado, o governo apela para os dirigentes locais a fim de constituir milícias regionais e assim, combater as rebeliões que aconteciam no país.

Nesse momento, foram colocados à venda postos militares como o de tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel da Guarda Nacional.

Respondido por LohhKpayc
0

O coronelismo foi uma época onde o poder político e econômico era influenciado pelos coronéis, como última voz, na República Oligárquica. Seu desenvolvimento foi na guarda nacional onde os chefes locais vão ter atribuições militares tendo uma patente coronel sem origem militar necessária.

O coronelismo exercia dois poderes: o Político pois eles davam benefícios antes das eleições que servia como tipos de favor que ele poderia conceder a pessoas para que votassem nos seus canditados (governador, presidente). E Econômico pois eles eram grandes latifundiários, fazendeiros, o que fazem eles o ditador da economia do país.

Espero ter ajudado. Bons estudos.

Qualquer duvida entre em contato.

Perguntas interessantes