O que foi o bloqueio continental e quais as consequências esse evento trouxe para o Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Bloqueio Continental foi decretado em 21 de novembro de 1806 para obrigar os países administrados pelo império francês a cortar todos os laços comerciais com a Inglaterra. O autor desse decreto autoritário foi Napoleão Bonaparte, que queria de todas as formas derrubar a hegemonia econômica do império britânico.
Alguns setores foram prejudicados, inclusive na França, como a indústria naval. Portugal colocou-se contra a imposição de Napoleão. Com a ajuda dos ingleses, a família real transferiu-se para o Brasil. O Brasil viu seu destino mudado com a transferência da corte.
Resposta:
O século XIX iniciou-se de maneira violenta. Nascidos da Revolução Francesa, vieram os temíveis conflitos que conhecemos como Guerras Napoleônicas, que assolaram o Ocidente de 1803 a 1815. Em 1806, o Reino Unido – principal apoiador e financiador das forças contrárias aos franceses – impôs um bloqueio naval nas costas da França e de seus aliados. Como Napoleão Bonaparte sabia que não possuía recursos para poder atacar a Grã-Bretanha diretamente, sua estratégia foi atacar a ilha comercialmente e ficou conhecida como Bloqueio Continental.
as suas consequências foram:
* Alguns países foram bastante beneficiados, como a Bélgica ou a Suíça e a região norte da França, que tiveram um grande aumento nos lucros devido à falta da concorrência britânica.
Alguns setores foram prejudicados, inclusive na França, como a indústria naval.
* Portugal colocou-se contra a imposição de Napoleão. Com a ajuda dos ingleses, a família real transferiu-se para o Brasil.
* Como retaliação, os franceses cruzaram a Espanha e invadiram Portugal. Com o apoio britânico, as populações dos dois países se revoltaram em um conflito conhecido como Guerra Peninsular. Napoleão colocou seu irmão no trono espanhol.
* O Brasil viu seu destino mudado com a transferência da corte. Houve várias mudanças positivas e a necessidade inglesa por parceiros comerciais ajudou a desenvolver o comércio da colônia. Essas mudanças, somadas ao espírito de nacionalismo que se fortalecia, levaram à Independência do Brasil em 1822.
* As colônias espanholas na América também foram influenciadas. Paralelamente às revoltas na Espanha, iniciaram-se movimentos contrários ao Rei que consideravam ilegítimo. Esses movimentos acabaram por desencadearem os processos de independência da maioria dos países latino-americanos.
Explicação:
ficou grande mas ta tudo bem explicadinho, espero ter te ajudado. :)