História, perguntado por eduardamonssa, 11 meses atrás

O que foi Expansão francesa ?

Soluções para a tarefa

Respondido por RyanFelipe11
9
expansão marítima francesa é, assim como a inglesa, considerada tardia, devido ao seu envolvimento na Guerra dos Cem Anos. Somente na segunda metade do século XV iniciaram-se as navegações que contribuíram para a formação de um Império Colonial na América. O objetivo da França era encontrar uma rota para a Ásia.

Utilizaram da pirataria contra a frota dos ibéricos (portugueses e espanhóis) ou ataques a vilas da América luso-espanhola para conseguir seus objetivos.


No século XVI começaram as expedições para o Novo Mundo, onde foi explorada a foz do Rio São Lourenço e tentado fundar uma colônia de povoamento na região que ficou conhecida como "França Antártica" (atual Rio de Janeiro).

Logo em seguida iniciaram-se as guerras de religião na França, o que travou as expedições marítimas, sendo retomadas no século XVII com a fundação de Québec, no Canadá. Nesta região desenvolveu-se, em parceria com os indígenas, o comércio de peles. A Companhia de Comércio Nova França recebeu o monopólio do comércio de peles e comprometeu-se a povoar o Canadá.

Com a descoberta dos Grandes Lagos e a foz do rio Mississipi, foi possível chegar a nascente do Mississipi e anexar territórios que posteriormente foram chamados de Lousiana.


No reinado de Luis XIV, o ministro Colbert extinguiu a Companhia Nova França, tornando o Canadá uma província do Império. Criou a Companhia das Índias Ocidentais, que explorou as pequenas Antilhas da América Central, porém, com a ineficiência da companhia o domínio foi passado ao Estado, que produziu tabaco, algodão, açúcar, cacau e madeiras tintoriais nas Antilhas.


O declínio do Império Francês na América iniciou com as constantes e inevitáveis tensões com os ingleses durante a colonização da América do Norte, já que a ocupação francesa limitava a expansão inglesa.

Entre 1756 a 1763, eclodiu a Guerra dos Sete Anos entre França e Inglaterra tanto na América quanto na Europa.

A derrota da França arrecadou no Tratado de Paris, que oficializou sua perda do Canadá, pequenas Antilhas e leste do Rio Mississipi

Respondido por daianegoncalves786
0

Explicação:

Tal como sucedeu com a Holanda e a Inglaterra, também a França se vai interessar no estabelecimento de domínios extraeuropeus, em grande medida à custa das nações ibéricas. Os Franceses iniciaram a sua expansão ultramarina no final do século XVI, após uma fase de intensos ataques de corso e pirataria, que resultaram, por vezes, em instalações efémeras em vários pontos da África e da América (por exemplo, no Brasil).

A princípio, os navegadores franceses dirigiram-se para a América do Norte; Champlain, nos finais de Quinhentos, estabelece as primeiras colónias da França no Canadá, estendendo, assim, os domínios de Henrique IV. Mas será durante o século XVII que se regista um grande dinamismo expansionista, prosseguindo a instalação no Canadá e, depois, na Luisiana e no vale do Mississipi.

Nas Caraíbas, centro de corso e pirataria amplamente frequentado pelos seus navios, os Franceses ocuparam e colonizaram as ilhas de Martinica (desde 1625 e com uma história posterior bastante atribulada, passando de mãos francesas para inglesas e depois recuperada), Guadalupe (desde 1635) e Granada (desde 1650; será tomada pelos Ingleses em 1762). A partir destes lugares, lançarão frutuosos ataques contra os comboios de navios ibéricos, sobretudo espanhóis, carregados de prata. Com o objetivo de conseguirem escravos para as plantações que passaram a ter na América, instalam-se na costa ocidental africana, organizando entrepostos permanentes no Senegal, região que já frequentavam desde o século XVI.

Tal como sucedeu com os seus rivais holandeses e ingleses, também os franceses criaram a sua Companhia das Índias Orientais (por Colbert em1664, mas as primeiras tentativas de fundação datam de 1611), importante instrumento de desenvolvimento da marinha e comércio coloniais, destinada a operar na Ásia, embora só no século XVIII é que esta companhia se vai tornar verdadeiramente eficaz, sob o impulso de Law.

Na Índia, onde já dominavam os Holandeses e com os Portugueses em decadência, os Franceses estabeleceram importantes feitorias em Pondicheri (desde 1673) e Chandernagor (célebre pela comercialização de madeira de sândalo, desde 1688). Ainda no oceano Índico tinham fundações, embora precárias, na ilha de Madagáscar, que procuraram explorar sistematicamente (embora, repita-se, sem muito sucesso) entre 1642 e 1674.

ESPERO TER AJUDADO

BONS ESTUDOS 5 ESTRELAS

Perguntas interessantes