O que foi e o que significou o renascimento saíta,na história do Egito Antigo?No mínimo 5 linhas,por favor.
Soluções para a tarefa
O Renascimento Saíta foi o último grande período de independência política e prosperidade do Egito antigo, durou quase 140 anos, pela XXVI dinastia (últimos grandes faraós nativos) de Sais: fundada após se libertar dos assírios, tentou recuperar a grandeza do Egito (alianças com outros povos, expandir as fronteiras) e teve fim com a dominação persa em 525 a.C.
O Renascimento Saíta ou a Dinastia XXVI ocorreu desde o ano 664 a 525 a.C.,chamada Saíta, por ter capital em Sais; foi a última dinastia nativa que governou o Egito antes da conquista persa. É considerado o começo do período tardio do Egito.
Com o Renascimento Saíta se rompe com o passado e junta as correntes culturais que saíram do comum; eles conhecem outros lugares, negociam com outras pessoas e permitem a chegada de colonos; eles aprendem outras línguas e outras formas de vida e, nesse enriquecimento cultural, é onde começa a Era "Baixa".
A presença e o domínio estrangeiro do Egito também significam para muitos o fim de uma cultura que nunca recuperará sua identidade.
Um dos aspectos mais paradigmáticos deste período é o início da abertura egípcia, de interesse político no exterior sob uma dupla perspectiva: por um lado, pela fórmula tradicional, isto é, pelo alianza com a Palestina e a Fenícia para controle do comércio e, por outro lado, através da expansão pelo Mediterrâneo, contando com alianças com os principais poleis Gregas, aproveitando o grande vazio de poder deixado pela Assíria.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/1391962#