o que foi e como ocorreu a primeira grande crise do sistema capitalismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na segunda metade do século 19, o mundo passou por intensas transformações.
A concentração de capitais e a ascensão das grandes indústrias (dos monopólios) tornaram bastante viáveis o aumento da produção industrial e da industrialização pelo mundo. Mas aconteceu um problema grave! o enriquecimento desses poucos capitalistas causou um empobrecimento de muitas pessoas da classe trabalhadora. de grande parcela da classe trabalhadora.
Na cidade ou no meio rural, nas fábricas e nos campos, as máquinas começaram a substituir os empregados. Então o número de desemprego subiu lá no alto. O salários dos trabalhadores diminuíram bastante. Então esse povo com baixo salário, desempregado passou a consumir mercadorias industrializadas com menor frequência, retraindo o mercado consumidor.
Nos campos, muitos camponeses empobrecidos começaram a vir para as cidades tentar uma vida melhor. De 1873 a 1896, o sistema capitalista viveu sua primeira grande crise, chamada de Grande Depressão.
Basicamente, a indústria produzia muito e se comprava pouco. Por causa dos desempregos e dos salários baixos.
Teve bastante consequência!
Muitas empresas medias e pequenas quebraram e fecharam as portas por causa disso e a concentração do capital nas mãos de poucos capitalistas industriais. A segunda consequência da depressão foi a busca de mercados consumidores externos, ou seja, fora da Europa, nos continentes ainda não industrializados, como a Ásia e a África.
Esse fato deu início ao Neocolonialismo europeu, isto é, à partilha do continente asiático e africano pelas grandes potências industriais no século XIX. Era o início da exploração capitalista, da espoliação dos trabalhadores e dos recursos ambientais mundiais.