Sociologia, perguntado por mariaeduarda40695, 1 ano atrás

O que foi ceticismo cultural?​

Soluções para a tarefa

Respondido por sirsi18
2

Resposta:

O ceticismo trata-se de uma corrente filosófica que releva questionamentos sobre ocorrências, opiniões, pensamentos e crenças convencionadas pelo senso comum como verdades.

ceticismo pode ser classificado em duas formas: exagerado ou moderado. Este trata-se do estado da dúvida com fundamento, ou seja, quando uma pessoa possui dúvidas, mas têm razões para duvidar de uma determinada ação. Esse fator trata-se de um ceticismo moderado.

ceticismo exagerado, por sua vez, corresponde ao estado da dúvida que quando colocada no cotidiano, atrapalha a vida prática do indivíduo. É exagerado também quando a pessoa dúvida, apenas por duvidar, sem nenhuma razão para esse fato.

O ceticismo cultural, alguns céticos defendem o probabilismo ou falibilismo, ou seja, na impossibilidade de encontrarmos verdades absolutas, seja pelas limitações de nossos sentidos e intelecto, seja pela complexidade da realidade, devemos tratar nossas crenças sempre como provisórias, reconhecer que as verdades são provisórias não significa uma completa inação. Sabemos que os remédios são falhos, mas são a única coisa que temos para combater as doenças.

O filósofo Montaigne propunha que vivêssemos em harmonia com os costumes de nosso povo ou cultura, pois embora eles sejam falhos, são tão falhos quanto os de qualquer outro povo, não havendo razão para preferir este a aquele.

Perguntas interessantes