O QUE FOI AS REVOLTAS COLETIVAS DENOMINADAS 'SANTIDADES'?
Soluções para a tarefa
Se sentindo oprimidos tanto pelos colonos, como pelas ações dos jesuítas, os índios passaram a utilizar os símbolos dos seus inimigos (figuras e rituais católicos), misturados a seus próprias ritos e crenças indígenas, criando dessa forma um culto religioso chamado de Santidade e que serviu como ícone e organização da resistência dos índios.
A Santidade, era uma maneira que os indígenas encontraram para resistirem à dominação da Coroa Portuguesa e ao controle dos Colonos e Clero. Teve seu início em São Vicente no ano de 1551 e foi ganhando força em outras localidades, como, no Recôncavo baiano e em Ilhéus, no fim do século XVI.
Não só adotaram símbolos, como também a hierarquia Católica. Os líderes do movimento/religião se denominavam como “Papas”, nomeavam “Bispos” e passaram a enviar “Missionários”, para espalharem o culto e realizarem a pregação contra o domínio Português.
Foi o movimento de indígenas para o interior do continente em busca de uma terra sem mal, eram movimentos contra a colonização sobre os indígenas.