o que foi a união ibérica e como ela influenciou no alargamento das fronteiras do Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A União Ibérica foi a unificação dos reinos de Espanha e Portugal entre 1580 e 1640. Nesse período, o reino português esteve sob domínio espanhol. Com a morte do rei Dom Sebastião, que não tinha filhos, Portugal ficou sem rei. Alegando parentesco com Dom Sebastião, o rei espanhol Filipe II invadiu o reino português e anexou-o à Espanha.
Essa unificação trouxe consequências para as colônias americanas, principalmente no Brasil. Os holandeses eram inimigos dos espanhóis, de quem se separaram por causa da sua independência, e aproveitaram a unificação das duas coroas para invadir o Nordeste brasileiro e dominar as técnicas de produção açucareira.
Mais sobre o assunto:
Logo após o fim da União Ibérica e a expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro, o comércio de açúcar entrou em crise. A Holanda aprendeu as técnicas de cultivo da cana-de-açúcar e passou a plantá-la nas Antilhas. Dessa forma, os holandeses tornaram-se fortes concorrentes do açúcar produzido no Brasil.
Os portugueses não tinham condições financeiras de enfrentar a concorrência por causa da guerra pela restauração do seu trono e também para a reconstrução dos engenhos destruídos nos confrontos que resultaram no fim do domínio holandês no Brasil.
Outra consequência foi a formação de expedições para explorar o sertão brasileiro. Até o final do século XVI, os colonos concentravam-se no litoral. A União Ibérica promoveu a suspensão do Tratado de Tordesilhas e isso motivou a busca por metais preciosos. Após a expulsão dos holandeses e a crise econômica que se seguiu, a coroa portuguesa investiu nessas expedições pelo interior brasileiro. Começavam as entradas e as bandeiras.
//Espero ter ajudado, se possivel colocar como melhor resposta//