o que foi a segunda revolução industrial
Soluções para a tarefa
A Segunda Revolução Industrial foi simbolizada pela criação da locomotiva a vapor (1814), pelo inglês George Stephenson, que carregava vagões a uma velocidade de 26 km por hora — bem mais rápido do que um cavalo faria. Pouco depois, a Europa e os EUA estavam cobertos de ferrovias. O barco a vapor (1807) foi criado pelo norte-americano Robert Fulton. Os navios eram movidos por grandes rodas propulsoras cheias de pás.
Os ingleses Faraday e Henry (1831), respectivamente, descobriram o gerador e o motor elétrico, que seriam largamente empregados na indústria no fim do século XIX. As comunicações puderam viajar na velocidade da luz quando o norte-americano Morse inventou o telégrafo (1844).
A fotografia foi inventada pelo francês Daguerre (1839). O cimento foi criado na Inglaterra pelo pedreiro Aspdin. A bicicleta foi invenção do operário inglês Macmillan (1839). A borracha extraída da seiva de uma árvore pôde ser utilizada na indústria, como na fabricação de pneus, após a descoberta da vulcanização pelo norte-americano Goodyear (1839).
A medicina também foi beneficiada com as novas descobertas. O estetoscópio — aquele aparelho que aumenta o som, útil para os médicos escutarem o coração — foi criado pelo francês Laënnec (1816). A anestesia, fundamental para a medicina com menos sofrimento, surgiu com o uso de éter e do clorofórmio, nos Estados Unidos (1842). A síntese da codeína, uma substância extraída da papoula, virou remédio contra dores a partir da criação do francês Jean Pierre Robiquet (1830).
A utilização do petróleo como combustível do motor à combustão representou um grande avanço no campo da química. Mais tarde, o alemão Karl Benz utilizaria esse motor na criação do primeiro carro (1886).