História, perguntado por CarolinadaCosta, 1 ano atrás

O que foi a revolução verde? (fazer um SUPER resumo)


sthefanefreitas: de quantas linhas?
CarolinadaCosta: Máxima 10
sthefanefreitas: ok

Soluções para a tarefa

Respondido por Annnaaaazzzz
7
A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes  e práticas agrícolas  que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950  nos Estados Unidos  e na Europa  e, nas décadas seguintes, em outros países. É um amplo programa idealizado para aumentar a produção agrícola no mundo por meio do uso intensivo de insumos industriais, mecanização  e redução do custo  de manejo.
O modelo se baseia na intensiva utilização de sementes geneticamente alteradas  (particularmente sementes híbridas), insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), mecanização, produção em massa de produtos homogêneos e diminuição do custo de manejo. Também é creditado, à Revolução Verde, o uso extensivo de tecnologia no plantio, na irrigação  e na colheita, assim como no gerenciamento de produção.

Esse ciclo de inovações se iniciou com os avanços tecnológicos do pós-guerra, embora a expressão "Revolução Verde" só tenha surgido na década de 1970. Desde essa época, pesquisadores de países industrializados  prometem, através de um conjunto de técnicas, aumentar estrondosamente as produtividades  agrícolas e resolver o problema da fome  nos países em desenvolvimento. Mas, contraditoriamente, além de não resolver o problema da fome, aumentou a concentração fundiária  e a dependência de sementes modificadas; alterou significativamente a cultura dos pequenos proprietários; promoveu a devastação de florestas; contaminou  o solo e as águas; e gerou problemas de saúde  para agricultores e consumidores.

espero ter ajudado
Respondido por sthefanefreitas
1
Revolução verde foi criada em 1966  ela veio com o proposito de aumentar a produção agrícola com desenvolvimento em pesquisas em sementes,fertilização do solo e utilização de maquinas no campo para aumentar a produtividade.
Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Com a “proposta” de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo.
Os Rockefeller defendiam um tipo de postura ideológica que incentivava à produção de alimentos em grande escala, mas, para isso foi necessário realizar drásticas mudanças também no setor agropecuário, principalmente em países considerados de “Terceiro Mundo.
Principais pontos positivos: 
Grande aumento da produtividade de alimentos; 
Aumento da produtividade agrícola em países não industrializados; 
Desenvolvimento agrícola; 
Expansão da fronteira agrícola; 
Desenvolvimento tecnológico. 

Principais pontos negativos: 
O aumento das despesas com o cultivo e o endividamento dos agricultores; 
O crescimento da dependência entre os países; 
Esgotamento do solo; 
Ciclo vicioso de fertilizantes; 
Perda de biodiversidade; 
Erosão do solo; 
Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; 
Redução da mão de obra rural.
 Também são creditados à revolução verde o uso extensivo de tecnologia no plantio, na irrigação e na colheita, assim como no gerenciamento de produção.Esse ciclo de inovações se iniciou com os avanços tecnológicos do pós-guerra, embora o termo revolução verde só tenha surgido na década de 70. Desde essa época, pesquisadores de países industrializados prometiam, através de um conjunto de técnicas, aumentar estrondosamente as produtividades agrícolas e resolver o problema da fome nos países em desenvolvimento. Mas, contraditoriamente, além de não resolver o problema da fome, aumentou a concentração fundiária, a dependência de sementes modificadas e alterou significativamente a cultura dos pequenos proprietários.A introdução destas técnicas em países menos desenvolvidos provocou um aumento brutal na produção agrícola de países não-industrializados. Países como o Brasil e a Índia foram alguns dos principais beneficiados na produção. 
Perguntas interessantes