O que foi a revolução industrial? (Um resumo)
Soluções para a tarefa
Definição: Conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina, da manufatura pela maquinofatura e da oficina pela fábrica.
Início: INGLATERRA., séc XVIII.
Fases:
1ª REV. INDUSTRIAL:
1760 - 1860
FERRO – CARVÃO - VAPOR
CAPITALISMO LIBERAL E INDUSTRIAL
2ª REV. INDUSTRIAL:
1860 – 1914
ALEMANHA, ITALIA, RUSSIA, EUA, JAPÃO
AÇO – PETRÓLEO - ELETRICIDADE
CAPITALISMO FINANCEIRO E MONOPOLISTA
Causas gerais da Revolução Industrial:
Revolução Comercial (séc XV – XVII).
Descoberta de novos continentes e do caminho para as Índias.
Formação de mercado mundial.
Incremento do comércio.
Acumulação primitiva de capital.
Entrada de produtos e riquezas de vários pontos do planeta na Europa.
-Aparecimento das máquinas.
*Tear mecânico, máquina de fiar, máquina a vapor.
*Aumento da produtividade.
A Revolução Industrial refere - se às grandes mudanças que ocorreram na Europa a partir de meados do século XVIII. Empresas com máquinas e muitos funcionários estão se expandindo rapidamente e estão mudando fundamentalmente a sociedade europeia.
A Revolução Industrial é considerada um dos períodos mais importantes da história europeia moderna. A visão predominante é que a Revolução Industrial transformou a Europa de uma sociedade agrária tradicional em uma sociedade urbana industrial moderna. A visão da Revolução Industrial estava, assim, intimamente ligada à visão da transição para a sociedade moderna na Europa 1700 - 1800.
Pode não estar claro o que se entende por indústria e como ela difere do artesanato. Hoje, as empresas com muitos funcionários envolvidos na produção em massa com divisão de trabalho são chamadas de indústria. As empresas processam diferentes matérias - primas e costumam usar máquinas para isso.
A Revolução Industrial ocorreu primeiro na Inglaterra. Durante o período 1750 - 1830, a indústria britânica inicial - as chamadas manufaturas - desenvolveu-se gradualmente. Com o tempo, as máquinas foram introduzidas e a produção tornou-se cada vez mais mecanizada. Acredita - se que a máquina de fiação "Spinning Jenny" de James Hargreave da década de 1760 tenha sido a arma de partida. Em poucos anos, as empresas têxteis britânicas introduziram essa máquina manual, que aumentou dez vezes a produtividade.
Um passo importante foi o desenvolvimento da máquina a vapor por James Watt. Em 1769 recebeu a patente da nova máquina, que continuou a desenvolver nas décadas seguintes. Foi a grande conquista de Watt tornar a máquina a vapor utilizável para a produção industrial. Nas indústrias que precisavam de mais energia, a máquina a vapor fez mais mudanças. A indústria têxtil e de ferro britânica deu um grande passo à frente e várias novas empresas foram estabelecidas em poucos anos. A industrialização foi particularmente forte no centro da Inglaterra e, no início do século XIX, Manchester era o centro industrial absoluto do mundo.
A Revolução Industrial não aconteceu apenas por causa das novas tecnologias, outras coisas também foram importantes. Primeiro, tinha que haver um mercado para os bens que a indústria produzia. Tinha que haver pessoas que tivessem dinheiro para fazer compras, e era importante ter um sistema bancário eficaz que emprestasse dinheiro para máquinas e fábricas. Em última análise, era muito importante que a infraestrutura funcionasse. Tinha que haver boas estradas, ferrovias e canais para que as mercadorias chegassem ao comprador e as empresas pudessem obter as matérias-primas de que precisavam para a produção. A máquina a vapor também teve grande importância aqui, pois os trens a vapor e os navios a vapor tornaram - se importantes meios de transporte para movimentação de mercadorias e pessoas.
Depois que a Inglaterra passou por uma grande mudança industrial, a industrialização chegou à Europa continental em meados do século XIX. Alguns se referem a isso como a segunda revolução industrial. Primeiro porque o desenvolvimento não ocorreu na Inglaterra e segundo porque a industrialização ocorreu em mais setores do que no início do século XIX. Grandes mudanças ocorreram na França, Bélgica, Alemanha e norte da Itália, enquanto em outros lugares da Europa o desenvolvimento não foi tão forte. Gradualmente, novas áreas de química e eletrônica, assim como o telégrafo, tornaram - se parte importante da industrialização.
O termo "Revolução Industrial" é um termo ideologicamente carregado. Os liberais vêem isso como um processo positivo que aumentou a prosperidade da sociedade. Um tremendo aumento na produção e produtividade foi criado. Os pesquisadores liberais costumavam pensar que o modelo europeu da Revolução Industrial poderia ser aplicado a outras partes do mundo. Pesquisadores de orientação socialista criticam as consequências da revolução. Embora a sociedade tenha se tornado mais rica, apenas um pequeno grupo de proprietários de fábricas se beneficiou. Os trabalhadores tinham que trabalhar duro nas fábricas, mas não tinham participação na renda. Eles tiveram que viver com suas famílias em pequenas casas ao nível de subsistência.
Revolução industrial:
https://brainly.com.br/tarefa/27793891