História, perguntado por HigorQm1313, 11 meses atrás

O que foi a revolução gloriosa e suas consequências?​

Soluções para a tarefa

Respondido por PedroHFGS
9

Resposta:

Revolução Gloriosa é como é conhecida a sucessão de acontecimentos que levou à deposição de Jaime II do trono inglês, para que Guilherme de Orange e Maria Stuart se tornassem reis da Inglaterra, em 1688.

Suas consequências foram : queda de Jaime II do trono da Inglaterra, que foi substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato). Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.

Respondido por giovanamorato
12

Resposta:A Revolução Gloriosa é o período em que houve a substituição do absolutismo monárquico pela monarquia parlamentar na Inglaterra. O período, compreendido entre 1688 e 1689, é conhecido como a Segunda Revolução Inglesa devido ao seu caráter revolucionário, ainda que pacífico.

As consequências são:

Queda de Jaime II do trono da Inglaterra, que foi substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).

Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.

Poder monárquico controlado e fiscalizado pelo Parlamento, que obteve superioridade em relação à coroa britânica.

Aumento do poder da burguesia, que dominava o parlamento britânico. Este fato foi amplamente favorável para estabelecer as bases políticas e econômicas para a futura Revolução Industrial na Inglaterra.

Igreja Anglicana consolidada como oficial do Estado

Católicos afastados da vida pública

Criação da Declaração de Direitos de 1689, documento elaborado pelo Parlamento Inglês, que estabelecia a superioridade do Parlamento sobre o rei. Além disso, o documento garantiu a propriedade privada, estabeleceu limites para a cobrança de impostos, além dos direitos para os cidadãos. Dois pontos importantes foram o poder do Parlamento frente ao soberano e veto aos católicos de ascensão ao trono e posições privilegiadas.

Perguntas interessantes