O que foi a Revolução Francesa? Quais foram as principais consequências desse movimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que foi a Revolução Francesa?
Esse foi um evento liderado pelos franceses, sendo um marco na história mundial, ocorrido durante o século XVIII (1789 – 1799). A revolução levou à queda do Absolutismo francês e teve relevantes consequência para o ocidente no geral.
A relevância da Revolução Francesa é tão grande, que os próprios historiadores a utilizam como marco do fim da Idade Moderna, dando início à Idade Contemporânea.
Durante esse período, intensas transformações ocorreram nas esferas social, econômica e principalmente política. A revolução foi responsável por reconfigurar totalmente as estruturas de poder, dando destaque à conquista da classe burguesa, que já se desenvolvia naquele continente desde o final da Idade Média.
O fator determinante que inaugurou esse período da história é conhecido como a queda da Bastilha (14/07/1789). Essa era uma importante prisão de Paris, para onde eram levadas as pessoas condenadas por atos políticos que contrariavam o domínio absolutista francês.
No momento em que a Bastilha foi tomada, determinou-se o enfraquecimento do controle político consolidado pelos reis franceses. Esse foi um dos símbolos de maior destaque desse processo revolucionário.
Por meio dessa revolução do século XVIII, que a forma de governo conhecida atualmente como República foi difundida para o mundo. Nesse contexto, surgiram as divisões de poderes políticos entre legislativo, judiciário e executivo.
Causas e características da Revolução Francesa
Diversos fatores que possibilitaram esse acontecimento histórico estavam incutidos na França durante o século XVIII. Nessa época, os burgueses estavam preocupados em industrializar o país, mas barreiras que restringiam a liberdade do comércio internacional impossibilitavam essa ascensão. Dessa maneira, era necessário para a burguesia que o país adotasse o liberalismo econômico.
Essa classe social também estava cansada de opressões por parte dos monarcas absolutistas e exigiam seus direitos políticos. Uma vez que eles sustentavam o estado e que a nobreza estava isenta de pagar impostos, todo esse clima gerou grande tensão de ambos os lados.
Mesmo que os burgueses fossem a economicamente dominantes, politicamente e judicialmente eles possuíam um poder muito limitado, isso em função da existência dos Primeiro e Segundo Estados.
Revolução Francesa e Iluminismo
A ideologia iluminista surgiu na França nessa época, propagando-se entre a classe burguesa. Esse foi um dos fatores que fortaleceram a revolução.
Duras críticas às práticas econômicas mercantilistas, ao absolutismo e aos direitos concedidos ao clero eram feitas por parte desse movimento ideológico.
Podemos citar como autores famosos que influenciaram diretamente esse processo:
Voltaire;
Montesquieu;
Rousseau;
Diderot;
Adam Smith.
Explicação:
espero ter ajudado bons estudos