O que foi a Revolução Federalista do Rio Grande do Sul?
ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa PFV PFV NÃO SEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA SÃO 30PONTOS AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Federalista ocorreu logo após a Proclamação da República em decorrência da tentativa dos federalistas em libertar o Rio Grande do Sul da tirania do governador do estado, Júlio de Castilhos. A luta armada, que atingiu também os estados de Santa Catarina e Paraná, acabou em guerra civil que durou de fevereiro de 1893 a agosto de 1895, saindo vencedores os seguidores de Júlio de Castilho, os pica-paus. Segundo o autor, não se trata o presente volume da história da revolução federalista, mas sim de uma coletânea de documentos de valor histórico, de cunho imparcial, e deve ser considerado como um segundo volume de A Revolta da Armada. A ausência de documentos foi preenchida com o depoimento de personagens de ambas as facções partidárias. A carta geografica que o acompanha é baseada nos trabalhos dos coroneis Bento Porto e Francisco Colombo Leoni.
Explicação:
espero ter ajudado bjs . ~_~
Resposta:
A Revolução Federalista (1893-1895), ocorrida durante o governo de Floriano Peixoto, no período denominado “República da Espada”, foi uma guerra civil gaúcha disputada entre os federalistas (maragatos) e os republicanos (pica-paus). Representa uma das mais violentas e sangrentas revoltas travadas no sul do Brasil.
Explicação:
Espero ter ajudado...