o que foi a revolução de são domingos
Soluções para a tarefa
A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos (1791-1804), foi um período de conflito brutal na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e à independência do Haiti, tornando-o a primeira república governada por pessoas de ascendência africana.
Caracteristicas
Principais Características A característica peculiar do processo de independência do Haiti foi a participação maciça dos negros, que defendiam a liberdade, a igualdade e o direito à propriedade de terras.
Importancia
A importância da Revolução Haitiana transcende os limites territoriais em que o Estado haitiano se estabeleceu. A partir dela, o medo negro espalhou-se por toda a América Latina e influenciou todo o processo de independência das principais colônias latino-americanas.
Antecedentes
A Revolução Haitiana iniciou-se de fato em 1791, quando os escravos rebelaram-se contra os franceses. Em poucas semanas, cerca de 100 mil escravos já haviam se rebelado. Os escravos e os negros libertos da região foram fortemente influenciados pelos acontecimentos que se passavam durante a Revolução Francesa.
Herói
O nome de Toussaint Louverture (1743-1803), líder dos escravos haitianos e descendente de um rei africano, aterrorizava os fazendeiros e autoridades coloniais de Cuba, muitos anos depois de sua morte.