História, perguntado por katiamaristela, 1 ano atrás

O que foi a reforma religiosa? (Bem resumido)

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizburgo
25
A Reforma Religiosa foi um movimento que seguiu-se ao Renascimento Cultural que culminou com o fim da Idade Média. A Reforma religiosa teve seus maiores representantes na Europa, destacando o padre Martinho Lutero (Alemanha) e João Calvino (Suíça). Primeiramente, a Reforma rompeu o obstáculo de acesso à livre interpretação das Sagradas Escrituras, dando oportunidade a todos ao acesso à Bíblia, antes privilégio apenas do clero. Logicamente foi uma forma de reação contra à dominação religiosa-política-econômica da Igreja e fomentada pela burguesia, classe ascendente então. espero ter ajudado!!!!!!
Respondido por iasminfranco21
13

Os movimentos religiosos que culminaram na grande reforma religiosa do século XVI tiveram início desde a Idade Média, através dos teólogos John Wycliffe e Jan Huss. Esses movimentos foram reprimidos, mas, na Inglaterra e na Boêmia (hoje República Tcheca), os ideais reformistas perseveraram em circunstâncias ocultas às tendências que fizeram romper a revolta religiosa na Alemanha.

No começo do século XVI, a Igreja passava por um período delicado. A venda de cargos eclesiásticos e de indulgências e o enfraquecimento das influências papais pelo prestígio crescente dos soberanos europeus, que muitas vezes influenciavam diretamente nas decisões da Igreja, proporcionaram um ambiente oportuno a um movimento reformista.

No final da Idade Média surgiu um forte espírito nacionalista que se desenvolveu em vários países onde a figura da Igreja, ou seja, do Papa, já estava em descrédito. Esse espírito nacionalista foi estrategicamente explorado pelos príncipes e monarcas, empenhados em aumentar os poderes monárquicos, colocando a Igreja em situação de subordinação. Espero ter ajudado :3

Perguntas interessantes