História, perguntado por lizabeteandrade0418, 8 meses atrás

O que foi a reforma protestante quais os motivos que provocaram a reforma protestante​

Soluções para a tarefa

Respondido por celeste64
26

Resposta:

A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.

Respondido por hello454araysb
16

Resposta:

A reforma religiosa foi um movimento de contestação religiosa, porém também é um movimento político e econômico que propunha novas condições liderado por Martino Lutero. Os principais pontos do pensamento luterano eram:

- Fim das indulgências

As indulgências se baseavam na ideia da venda da salvação eterna. Segundo Lutero, apenas Deus poderia lhe dar a salvação.

- Reconhecimento de apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia

Lutero negava a transubstanciação (emergir nas águas), mas aceitava a consubstanciação, que se trata de apenas molhar a cabeça.

- Livre interpretação da bíblia

Todos deviam seguir o que a Igreja dizia, e quem fosse contra os ensinamentos da Igreja Católica poderia sofrer pena de morte.

- Negação da hierarquia clerical

Lutero era contra a ideia de que o papa era santo e infalível.

- Bíblias e missas apenas em latim

Martinho negava a ideia de que as missas só deviam ser em latim, sendo assim, impossível espalhar o evangelho à outras nações.

- Proibição do uso de imagens de santos

O ensinamento adotado atualmente pela igreja evangélica, se baseava no fim do uso de imagens usadas para representar santos e/ou divindades na igreja.

Explicação:

espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes