O que foi a prática econômica do mercantilismo? Qual classe ou classes sociais
saíram em vantagem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tinham como príncipios: Mercado, dinheiro , metais preciosos.
Este sistema socio-economico foi do século XVII na idade moderna.
A moeda (Dinheiro da época) era tomada em mãos da igreja e do banco.
Segundo o mercantilismo, um Estado que possui dinheiro é um estado forte, rico e amplo.
Foi baseado também em colonizações e extração de ouro e prata.
Baseado em um dos meus mapas mentais.
ESPERO TER AJUDADO.
Resposta:
Mercantilismo é o conjunto de práticas e idéias econômicas desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII. O nome mercantilismo foi criado pelo economista Adam Smith em 1776. O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos.
O período mercantilista foi marcado também pelas Grandes Navegações e a instalação do sistema colonial no continente americano. Por exemplo, os portugueses utilizaram muitas práticas do mercantilismo no período de colonização do Brasil.
A classe burguesa nasce da classe servil, por meio do desenvolvimento de atividades comerciais. Inicialmente, foram os pequenos artesãos e vendedores de têxteis e posteriormente, comerciantes de maior porte que enriqueceram por meio do comércio marítimo.
Trata-se do período do mercantilismo, onde predominava a lógica do acúmulo de metais preciosos e o sistema feudal era recém substituído por uma forma primitiva de capitalismo.
Explicação: