O que foi a “Política lenta, gradual e segura” e o que ela ocasionou?
Soluções para a tarefa
Ernesto Geisel militar do exército foi presidente do Brasil no período de 1974-1979.
Colocado na presidência pela oligarquia militar (15 de Março de 1974), Geisel arriscou sua oposição ao começar uma liberalização gradual e desmilitarização do governo, permitindo eleições legislativas abertas em 1974, reunião com líderes da oposição, e relaxante censura.
Ele delineou uma nova política econômica “, o nacionalismo pragmático”, que chamou para o deslocamento de ênfase das exportações para o desenvolvimento da indústria nacional, como a mineração, a agricultura e as redes de transporte.
Apesar de ter havido algumas indicações iniciais de que ele poderia ser sucedido por um presidente civil eleito, Geisel e seus partidários viu que eles iriam encontrar resistência feroz dos elementos militares mais conservadores.
Assim, Geisel optou por consolidar a “descompressão” do regime e manter o processo de liberalização de ficar fora de controle. Para este fim, ele outmaneuvered adversários de democratização e garantiu a eleição de um associado leal, o general João Baptista de Oliveira Figueiredo, como seu sucessor em 1979.
Depois de Geisel deixar o escritório, ele continuou a desempenhar um papel importante na indústria petroquímica do Brasil.
Ernesto Geisel – Biografia
Governo Ernesto Geisel
Ernesto Geisel
Nasceu em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, no dia 3 de agosto de 1908.
Foi lançado oficialmente candidato à Presidência em 18 e julho de 1973, vencendo o pleito do Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1974.