O que foi a política do pão e circo durante o Império Romano?
A - Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através da cobrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
B - Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.
C - Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
D - Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em Roma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa C \ Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
Explicação:
(espero ter ajudado)
Resposta:
A ALTERNATIVA CORRETA É A "C"
Explicação:
EXPLICAÇÃO:. À MEDIDA QUE OS CENTROS URBANOS CRESCIAM, OS PROBLEMAA SOCIAIS TAMBÉM SURGIRAM EM ROMA. O ALTO NÚMERO DE ESCRAVOS FEZ COM QUE O DESEMPREGO AUMENTASSE SOBREMANEIRA NA ZONA RURAL, POIS MUITOS CAMPONESES PERDERAM SEUS SERVIÇOS. ESSE GRANDE NÚMERO DE DESEMPREGADOS FOI PARA AS CIDADES ROMANAS BUSCANDO EMPREGOS E MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.
TEMENDO UMA REVOLTA DOS DESEMPREGADOS, O IMPERADOR CRIOU ENTÃO A CHAMADA POLÍTICA DO PÃO DE CIRCO. ESTA SE BASEAVA EM OFERECER ALIMENTAÇÃO E DIVERSÃO AOS CIDADÃOS ROMANOS. DURANTE QUASE TODOS OS DIAS ACONTECIAM LUTAS DE GLADIADORES NOS ESTÁDIOS (O MAIS FAMOSO FOI O COLISEU DE ROMA), ONDE ERAM DISTRIBUÍDOS ALIMENTOS. DESTA MANEIRA, A POPULAÇÃO CARENTE SE DISTRAÍA E SE ESQUECIA DE SEUS PROBLEMAS, DIMINUINDO AS CHANCES DE REVOLTA.