História, perguntado por patyoliveira110207, 6 meses atrás

o que foi a política do café com leite​

Soluções para a tarefa

Respondido por lenaramoraes48
1

Resposta:

Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados

Respondido por kalebguimel
1

Resposta:

Na República Velha, a elite brasileiira se concentrava em São Paulo e Minas Gerais, (SP - café e MG - leite). Apesar de que em MG o havia era bastante mineração, chamamos de café com leite apenas para diferenciar. O café foi algo que fez a elite pelo fato de ser o produto que representava mais de 50% das exportações.

Pois bem, agora que contextuado, foi uma política em que esses dois estados, com uma parceria entre as elites, ficavam alternando a presidência um com o outro, mantendo o monopólio do poder.

Essa política se baseva se se mantinha com a política dos governadores ou coronelismo. Que é um sistema político que, os coronéis que tinham influência sobre a população em sua região, forçavam as pessoas a votarem em determinado canditato ou distribuiam favores para isso. Essa manipulação funcionava pelo o fato do voto ser aberto, ou seja, você tinha que falar em voz alta em quem você votava. Esse sistem de votos ficou conhecido como Voto de Cabresto. E erra assim que a política do café com leite se mantinha.

Explicação:

Perguntas interessantes