O que foi a Perestroika?
Soluções para a tarefa
Durante o governo de Gorbachev, foi introduzida a Perestroika, uma reestruturação política da URSS que tinha o objetivo de reorganizar setores da sociedade soviética, consistia em acabar com a centralização econômica instaurada por Lenin depois da Revolução Russa, em 1917. Essa política foi considerada uma abertura econômica, a fim de promover uma reforma no sistema socialista em vigor e reduzir os gastos com defesa, fomentando uma negociação com os Estados Unidos.
Perestroika (do russo: перестройка, literalmente "reconstrução" ou "reestruturação") foi, em conjunto com a Glasnost, uma das políticas introduzidas na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas por Mikhail Gorbachev, em 1986[1].
A palavra Perestroika, que literalmente significa reconstrução, recebeu a conotação de reestruturação (abertura) econômica[2]. Gorbachev percebeu que a economia da União Soviética estava falhando e sentiu que o sistema socialista necessitava de uma reforma, e isto seria levado a cabo pelo processo da Perestroika. Uma chave principal da Perestroika era reduzir a quantidade de dinheiro gasto em defesa e, para fazer isso, Gorbachev sentiu que a União Soviética deveria: desocupar o Afeganistão, negociar com os Estados Unidos a redução de armamento (os acordos de Yalta) e não interferir em outros países comunistas (a Doutrina Sinatra).[3]
A Perestroika permitiu a liberalização do comércio exterior, os preços, a moeda, a eliminação dos limites de fabricação de produtos, a redução de subsídios à economia e a autorização de importação de produtos estrangeiros, o que levou a uma variação extrema de diversos factores económicos, que se fizeram sentir por todo o país.