Biologia, perguntado por hackervictorsmith, 8 meses atrás

o que foi a Pangela​

Soluções para a tarefa

Respondido por MMC17
11

Resposta:

A Pangeia é denominada de supercontinente, onde toda a terra era conjunta em uma única faixa de terra contínua.


hackervictorsmith: Obrigado
hackervictorsmith: Obrigado
xavierlayla77: Pangeia era "o" grande continente, a primeira costra terrestre que existiu. A separação dele ocorreu de forma lenta e gradual, e, enquanto se separava, formava novos supercontinentes, como a Laurásia e o Gondwana.
Respondido por isamattbel96
5

Resposta:

A “Pangeia” (do grego Pan “todo”, e Gea ou Geia, “terra”) que significa “Toda a Terra”, foi uma colossal massa sólida que formava um único continente, o qual, por sua vez, era cercado por um único oceano, o Pantalassa.

A suposição que apregoa a existência da Pangeia se baseou na teoria da “Deriva Continental”, na configuração das costas africana e americana, bem como na afinidade ancestral entre os climas e estrutura das rochas nessas regiões, reforçada pelo registro fóssil que comparou os esqueletos encontrados na região brasileira e africana.

Esta massa continental se formou até o final do período Permiano (último período da Era Paleozoica), entre 300 a 250 milhões de anos, quando finalmente se dividiu em outros continentes.

Explicação:

Como era uma única massa terrestre, a Pangeia possuía atmosfera bem definida: cercada por água em todas as direções, as temperaturas costeiras eram mais úmidas e suaves; contudo, a medida em que nos aproximávamos do interior do continente, o clima se tornava mais quente e seco, com a incidência de desertos no centro.

Contudo, na passagem do período Permiano para o período Triássico, tem início uma ruptura que divide a Pangeia em dois novos continentes, a saber, Laurásia (América do Norte, Europa, Ásia e o Ártico), na parte norte, e Gondwana (América do Sul, África, Austrália e Índia) na parte sul, criando entre eles uma imensa fissura e, com isso, um novo oceano, o Tethys.

Por fim, a aproximadamente 65 milhões de anos atrás, a Gondwana e a Laurásia começaram a se dividir e originaram os continentes atuais conforme os vemos. Apesar disso, alguns cientistas acreditam que este fenômeno de transformação ainda está em andamento.

Perguntas interessantes