Geografia, perguntado por descomplicando19, 11 meses atrás

o que foi a nova ordem mundial?​

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuellembzanp7g1ay
6

Resposta: A Nova Ordem Mundial compreende um fenômeno de alteração da ordem mundial, no plano geopolítico, do qual resulta uma nova configuração política.

Em tese, a Nova Ordem teve início com o final da Guerra Fria (queda do Muro de Berlim, em 1989 e o fim da União Soviética, em 1991), quando os Estados Nacionais aceitaram a hegemonia dos Estados Unidos e reconheceram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) como a força militar internacional suprema.

Explicação:

Respondido por Maryjhs
3

Resposta:

Como uma teoria da conspiração, o termo Nova Ordem Mundial, NOM (em inglês: New World Order, NWO) refere-se ao surgimento de um governo mundial totalitário.

Explicação:

Como uma teoria da conspiração, o termo Nova Ordem Mundial, NOM (em inglês: New World Order, NWO) refere-se ao surgimento de um governo mundial totalitário.

O tema comum em teorias da conspiração sobre uma Nova Ordem Mundial é que uma poderosa elite secreta com uma agenda globalista está conspirando para eventualmente governar o mundo por meio de um governo mundial autoritário — que irá substituir os Estados-nação soberanos — e uma propaganda abrangente cuja ideologia saúda o estabelecimento da Nova Ordem Mundial como a culminação do progresso da história. Ocorrências significativas na política e finanças são especuladas por serem orquestradas por uma camarilha excessivamente influente que opera através de muitas organizações de fachada. Inúmeros eventos históricos e atuais são vistos como passos em um plano contínuo de conseguir dominar o mundo através de reuniões políticas secretas e processos de tomada de decisão. Vários desses eventos supostamente orquestrados pela elite funcionaria como um gatilho para que a própria população mundial implore pela Nova Ordem Mundial.

Antes de o início de 1990, a teoria de conspiração da Nova Ordem Mundial esteve limitada a duas contraculturas estadunidenses, principalmente da direita militante antigoverno, e, secundariamente, parte de fundamentalistas cristãos preocupados com o aparecimento do Anticristo do fim dos tempos. Os céticos, como Michael Barkun e Chip Berlet observaram que teorias da conspiração da direita populista sobre uma Nova Ordem Mundial, apenas não tinha sido abraçadas por muitos requerentes de conhecimento estigmatizado, mas havia se infiltrado na cultura popular, inaugurando, assim, um período durante o final do século XX e início do século XXI nos Estados Unidos onde as pessoas estavam se preparando ativamente para cenários milenaristas apocalípticos. Os cientistas políticos estavam preocupados que a histeria em massa deveria ter o que julgaram serem efeitos devastadores na vida política americana, que iriam da alienação política generalizada à escalada do terrorismo de lobo solitário.

Perguntas interessantes