O que foi a manipulação de massa pela mídia
Soluções para a tarefa
A história dos meios de comunicação está visceralmente ligada à política de massas. Na verdade a mídia ganha força no momento em que se percebe a necessidade de construir consenso em torno de determinada agenda política. As primeiras experiências nesse sentido aconteceram nas guerras. Ora, nos conflitos militares é fundamental o engajamento popular. É preciso soldados dispostos a matar e a morrer em nome de ideais que nem sempre estão muito claros. Por este motivo, guerras são impopulares.
O filósofo Noam Chomsky destaca a campanha do presidente Woodrow Wilson como o primeiro caso de uso intensivo da propaganda governamental. Wilson queria entrar na Primeira Guerra mundial, mas tinha que enfrentar a resistência da opinião pública, em sua maioria pacifista. Os americanos não viam sentido em mandar seus filhos para lutarem numa guerra distante, que não ameaça as fronteiras país. Foi criada então a comissão de propaganda governamental, a Comissão Creel, e em seis meses de massiva propaganda, segundo Chomsky, uma população pacifista foi transformada em ardorosos entusiastas da guerra. Qual seria o papel da informação na construção desse consenso? Entender essas complexas relações entre opinião individual e manipulação política é o objetivo desse texto.
Existem muitas estratégias para isso, de fato é estudado para se ter eficiência nas técnicas.
Pela distração: Essa é muito usada na questão política, mantem a massa distraída com informações inúteis ou pouco relevante ao comum. Abra qualquer site conhecido de notícia, jornal popular ou até mesmo a incrível televisão brasileira, veja a quantidade de irrelevâncias e se questione por que Big Brother faz sucesso. Depois abra os sites oficiais brasileiros, tem muita coisa preocupante que fará nosso retrocesso.
Criar problemas e depois resolver: Absurdo, mas é real.
Gradualidade: Já dizia famoso Hitler "Uma mentira dita 100 vezes, torna-se verdade um dia"
Diferir: Discurso de dor necessária. Alguém já viu imposto diminuindo REAL?.
Aspecto Emocional: Esse é o mais lindo. Te torna incapaz de pensar por si. Através do medo, desejo, indução de comportamento...
Ignorância e Mediocridade: Neymar sendo celebridade no lugar dos nossos professores (Parabéns professores, sempre).
Auto-culpa: Jeitinho Brasileiro "é assim mesmo".
Existem muitas outras formas de controlar pessoas, recomendo o livro "O corpo fala" (Para mim, ele berra, isso sim).