o que foi a mais-valia
Soluções para a tarefa
Resposta:
A mais-valia consiste na interpretação marxista de lucro, e é a base de como essa corrente entende o funcionamento do sistema capitalista. É a partir da ideia de mais-valia que surge o argumento da luta de classes, que está na raiz dos ideais socialistas.
Para os adeptos de outras correntes econômicas, como o liberalismo, o argumento da mais-valia não é aceito, visto que ele faz parte da teoria marxista. Ainda assim, conhecer os diferentes argumentos é importante para o debate político.
A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.
A teoria marxista entende que a alienação, mencionada anteriormente, exerce um papel fundamental na exploração da mais valia. O afastamento do trabalhador do produto final de seu trabalho é o que possibilita a divisão do trabalho em trabalho necessário e trabalho excedente.
Antes do sistema capitalista, quando um trabalhador era integralmente responsável pela produção, o valor de seu trabalho era mais visível. Ou seja, era possível saber exatamente em quanto tempo de trabalho ele conseguia produzir as condições para sua subsistência. No sistema capitalista, com o afastamento do trabalhador de seu produto final, ele é incapacitado de medir o valor de seu trabalho, o que, de acordo com Marx, possibilita ao capitalista apropriar-se de parte desse valor.