História, perguntado por Mariazinha123456789, 1 ano atrás

O que foi a inquisição espanhola?

Soluções para a tarefa

Respondido por LorraniDS
1
Origem da Inquisição Espanhola

Os reis Fernando e Isabel, visando a plena unificação de seus domínios, tinham consciência de que existia uma instituição eclesiástica, a inquisição – oriunda na Idade Média – com o fim de reprimir um perigo religioso e civil dos séculos XI/XII (a heresia cátara ou albigense); a este perigo pareciam assemelhar-se as atividades dos marranos (judeus) e mouriscos (árabes) na Espanha do século XV.

1. A Inquisição Medieval, que nunca fora muito ativa na península ibérica, achava-se a mais ou menos adormecida na segunda metade do séc. XV Aconteceu, porém, que durante a Semana Santa de 1478 foi descoberta em Sevilha uma conspiração de marranos, a qual muito exasperou o público. Então lembrou-se o rei Fernando de pedir ao Papa, reavivasse na Espanha a antiga Inquisição, e a reavivasse sobre novas bases, mais promissoras para o reino, confiando sua orientação ao monarca espanhol.

Sixto IV, assim solicitado, resolveu finalmente atender ao pedido de Fernando (ao qual, depois de hesitar algum tempo, se associara Isabel). Enviou, pois, aos reis da Espanha o Breve de 19 de novembro de 1478, pelo qual “conferia plenos poderes a Fernando e Isabel para nomearem dois ou três inquisidores, arcebispos, bispos ou outros dignitários eclesiásticos, recomendáveis por sua prudência e suas virtudes, sacerdotes seculares ou regulares, de quarenta anos de idade ao menos, e de costumes irrepreensíveis, mestres ou bacharéis em Teologia, doutores ou licenciados em Direito Canônico, os quais deveriam passar de maneira satisfatória por um exame especial.

Tais inquisidores ficariam encarregados de proceder contra os judeus batizados reincidentes no judaísmo e contra todos os demais culpados de apostasia. o Papa delegava a esses oficiais eclesiásticos a jurisdição necessária para instaurar os processos dos acusados conforme o Direito e o costume; além disto, autorizava os soberanos espanhóis a destituir tais Inquisidores e nomear outros em seu lugar, caso isto fosse oportuno” (L.Pastor, Histoire des Papes IV 370).

Note-se bem que, conforme este edito, a inquisição só estenderia sua ação a cristãos batizados, não a judeus que jamais houvessem pertencido a Igreja; a instituição era, pois, concebida como órgão promotor de disciplina entre os filhos da Igreja, não como instrumento de intolerância em relação às crenças não-cristãs.
Respondido por SakuraaS2UwU
1

Olá,

O Que Foi A Inquisição?

O chamado Santo Ofício ou Inquisição foi uma instituição formada pelos tribunais da Igreja Católica para perseguir, julgar e punir pessoas acusadas de terem se desviado de seus ensinamentos - os hereges.

A Inquisição Medieval ocorreu nos séculos 13 e 14, e a Moderna durou do século 15 ao 19. Foi uma forma da Igreja centralizar seu poder.

Castigos

Existiam várias formas de punição, mas entre as mais comuns estavam:

Prisão;

→ Prisão Perpétua;

→ Morte ( jogar na fogueira );

→ Cortar O Calcanhar Do Herege E Queimar Em Brasas;

→ Humilhação;

O Esmaga Cabeças - como ficou conhecido - Destruía Arcadas Dentárias E Mandíbulas;

Onde Agiu

A Inquisição Espanhola agia em todos os territórios espanhóis, incluindo a América, como no México e Peru.

É Bom Saber

  • Algumas pessoas chegavam a se converter publicamente, mas seguiam a praticar suas religiões em segredo.

  • Ao menor, cerca de 40 mil judeus foram expulsos da Espanha no período.

  • A Inquisição só tinha autoridade sobre os cristãos, ela não podia condenar práticas de judaísmo e do islã, mas se passavam por católicos ou protegiam hereges.

Até!

Perguntas interessantes