O que foi a Guerra de Canudos? Resumo
Soluções para a tarefa
A guerra de Canudos foi um conflito que aconteceu no sertão baiano que ocorreu em 1896-1897, e terminou com a destruição do povoado Canudos, por isso o nome Guerra de Canudos.Ocorreu várias batalhas entre o governo federal e um grupo de sertanejos, que eram liderados por o líder religioso, Antonio Vicente Mendes Maciel,que também era conhecido como Antonio Conselheiro, nasceu em 1828 e morreu em 1897.
O principal motivo da revolta foi a cobrança de impostos, que a cada dia aumentava mais.Foi quando o governo parou de ver o povoado de Canudos como fanáticos religiosos e sim como rebeldes monarquistas,que precisavam ser eliminados.
Foi quando deu início a Guerra de Canudos,mais de 30 mil pessoas morreram na batalha final e o líder Antonio Vicente morreu em 22 de setembro, os sertanejos enterraram seu corpo e voltaram pra batalha,então perderam e o corpo de Antonio foi desenterrado e sua cabeça foi levado como troféu para o governo, simbolizando o fim de Canudos.
Espero ter ajudado!!
A Guerra de Canudos foi um conflito entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular sócio-religioso liderado por Antonio Conselheiro.
Guerra de Canudos
Aconteceu entre 1896 e 1897, durante os primeiros anos do Brasil republicano, na comunidade de Canudos, no estado da Bahia, isso durante o próprio assentamento da população.
O recém-instalado Governo do Brasil precisava de dinheiro para concretizar seus planos, então empreendeu uma arrecadação de impostos. O Estado começou a enviar tropas em pequenas expedições para invadir os canudos.
Canudos repeliu incrivelmente três expedições militares e só sucumbiu em outubro de 1897 à quarta, composta por um exército de mais de 4.000 homens, com canhões e metralhadoras.
Entenda mais sobre a Guerra dos Canudos em: https://brainly.com.br/tarefa/25969548