O QUE FOI A GUERRA DE CANUDOS?
Soluções para a tarefa
A Guerra - ou Revolta - de Canudos foi uma insurreição popular ocorrida no contexto da Primeira República, tendo como líder Antônio Conselheiro.
Antônio Conselheiro, líder espiritual local, era o líder de uma comunidade de cerca de 20 mil devotos no interior da Bahia, que teriam se unido a Conselheiro para fugir das terríveis condições sociais e econômicas que viviam sob o jugo dos latifundiários locais.
A revolta, que seria, em tese, monarquista, foi duramente reprimida pelo exército brasileiro, que matou praticamente todas as pessoas que estavam em Canudos.
A Guerra de Canudos foi o conflito entre os moradores do Arraial de Canudos e o Exército brasileiro.
No fim do Império, a desigualdade social e falta de terras disponíveis para a população mais pobre já era um problema no país.
Antônio Conselheiro, um membro da Igreja Católica, fundou uma comunidade sócio-religiosa onde todos partilhavam as tarefas, a terra era comunitária, e parecia uma saída para os problemas.
O local começou a receber muitos adeptos, o que desagradou ao governo, que mandou sucessivas campanhas militares até dizimar completamente o arraial.