História, perguntado por tamymartins209, 1 ano atrás

O que foi a Guerra da Cisplatina? Que outro fatores somaram-se a elas na crise que levou D.Pedro I a deixar o Brasil em 1831?

Soluções para a tarefa

Respondido por EDVAN005
117
Foi a discórdia entre  Brasil e Argentina, pela posse da Província de Cisplatina, devido seus habitantes não aceitarem  pertencer ao Brasil, pois tinham idiomas e costumes diferentes.  
Os brasileiros não apoiaram o conflito, pois sabiam que o governo aumentaria os impostos para financiar a guerra. Este episódio desgastou ainda mais a imagem de Dom Pedro I.  
A Inglaterra mediou um acordo onde a Província da Cisplatina não pertenceria a nem um dos dois, mas seria independente. Nascia aí a República Oriental do Uruguai.  
Com a perda da província foi um motivo a mais para a insatisfação dos brasileiros com o Imperador, que acabou renunciado em 1831.
Respondido por EduardoPLopes
20

A  Guerra da Cisplatina (ou Guerra do Brasil, como é conhecida no Uruguai e na Argentina) foi um conflito militar entre o Império do Brasil, que dominava a região, e patriotas uruguaios, apoiados por argentinos, que defendiam a sua independência.

A guerra iniciou em 1825 e terminou em 1828, representou um aumento considerável dos gastos militares do Brasil - de modo que a economia nacional foi profundamente prejudicada - e acabou em uma derrota do Império do Brasil, com o Uruguai conquistando a sua independência.

A economia que ia mal, os resultados desfavoráveis da guerra e as posturas centralistas de Dom Pedro I tornaram o seu governo insustentável ,tendo ele abdicado do trono em 1831.

Mais sobre Dom Pedro I em:

https://brainly.com.br/tarefa/22575851

Anexos:
Perguntas interessantes