O que foi a guerra da Cisplatina? Como terminou? Qual o impacto na política brasileira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Guerra da Cisplatina, conhecida na Argentina e no Uruguai como Guerra do Brasil, foi um conflito armado entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata que durou três anos, entre 1825 e 1828. Recém-independentes de seus colonizadores (Portugal e Espanha), os países disputaram o território conhecido como Banda Oriental, onde hoje se situam o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul
A guerra, apesar dos esforços dos mediadores, terminou apenas em 1828, quando foi assinado um tratado de paz
A guerra durou de 1825 a 1828 e teve duas grandes consequências para o Brasil: a perda do território da Cisplatina, que se tornou uma nação independente, e a perda de popularidade do imperador d. Pedro I.
espero ter ajudado!!
Explicação:
Resposta:
Explicação:
A Guerra da Cisplatina foi um conflito travado pelo Império do Brasil contra as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) pelo controle da Cisplatina, região que atualmente conhecemos como Uruguai. Essa foi a primeira guerra de que o Brasil participou como nação independente e estendeu-se de 1825 a 1828. O resultado do confronto foi desastroso para o Brasil, que, além de perder a Cisplatina, teve de amargar uma intensa crise econômica.
A guerra também contribuiu para desgastar a imagem de D. Pedro I.