o que foi a era medieval, clássica e romântica?
Soluções para a tarefa
A literatura portuguesa abrange oito séculos de produção. Os primeiros registros datam do século XII, quando ocorre a expulsão dos árabes da Península Ibérica e com a formação do Estado Português.
Primeiramente, os relatos foram escritos em "Galego-Português". Isso ocorreu em virtude da integração cultural e linguística existente entre Portugal e Galícia.
Essa região pertencente à Espanha e ainda hoje os laços com o povo português, são ligados por meio da cultura e economia.
A literatura portuguesa acompanha as grandes transformações históricas. São essas as influências que ditam as divisões e subdivisões da produção literária em: Era Medieval, Era Clássica, Era Romântica ou Moderna.
Já as eras são subdivididas em escolas literárias ou estilos de época.
A Era Medieval
A Era Medieval da literatura portuguesa é dividida entrePrimeira Época (trovadorismo) e Segunda Época (humanismo).
Ela tem início no início do século XII com a publicação de texto a Canção Ribeirinha, também conhecida como Canção de Guarvaia, de Paio Soares de Taiverós. Essa obra é considerada o mais antiga da literatura portuguesa.
Trovadorismo - Primeira Época
O Trovadorismo ocorre entre 1189, data da publicação da Canção Ribeirinha, até 1434, quando Fernão Lopes é nomeado cronista-mor da Torre do Tombo. Ao decorrer do Trovadorismo, ocorrem manifestações na poesia, na prosa e no teatro.
A poesia trovadoresca é subdividida entre:
Poesia Lírica: Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo;
Poesia Satírica: Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer.
Dentro da prosa medieval as manifestações literárias são subdivididas em Novelas de Cavalaria, Hagiografias, Cronicões e Nobiliários. Já no teatro, a subdivisão é denominada de Mistérios, Milagres e Moralidades.