O que foi a economia mineradora no estado de Goias?
Soluções para a tarefa
Os paulistas carregavam um raciocínio lógico: se a América espanhola era abundante em ouro, porque a colônia portuguesa também não poderia ser? Tal raciocínio, paralelo à necessidade de mão de obra acarretaria nas bandeiras. As bandeiras eram as missões destinadas à busca de ouro e índios no interior do Brasil.
Durante a metade do século XVIII (1701 – 1750), a descoberta de ouro em Goiás (como também em Minas Gerais, na Bahia e no Mato Grosso) causou profundos efeitos tanto na metrópole com na colônia.
Durante as primeiras seis (6) décadas do século XVIII a exploração de metais preciosos provocou um crescimento no fluxo migratório advindo da metrópole rumo ao Centro-Sul, 600 mil pessoas aproximadamente.
As bandeiras para Goiás, a principio, não receberam apoio de custo do rei de Portugal, somente apoio estratégico. Assim, após a comprovação do ouro é que as bandeiras tomaram grandes proporções.
Os primeiros povoadores de Goiás eram, em grande parte, fugitivos da justiça, extraviadores de ouro que se refugiaram na espessura dos matos e no inculto dos sertões. Outra parte consistia de devedores contumazes e insolventes que desapareceriam para tentar nova fortuna. Outros chegavam às minas fugindo simplesmente de um passado obscuro e desgraçado.
Eram aventureiros explosivos que encontravam nas circunstâncias estruturais um incentivo maior para a violencia