o que foi a doutrina Monroe? como ela influenciou as relações dos estados unidos com os demais países da América?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O seu pensamento consistia em três pontos: a não criação de novas colônias nas Américas; a não intervenção nos assuntos internos dos países americanos; a não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias.
A Doutrina Monroe
Instituída em 1823 pelo presidente dos Estados Unidos da América (EUA), James Monroe. Estabeleceu o princípio da não ingerência europeia no continente americano, tendo em vista que as ex-colônias passavam pelo processo de independência.
Além disso, com base nessa doutrina, os EUA se posicionam como o líder dos Estados Unidos. Monroe defendia a "América para os americanos".
Consequências da Doutrina Monroe
Devido à Doutrina Monroe, a Europa não só perdeu sua influência no continente europeu, mas também suas colônias americanas. Desde a independência americana, o poder europeu nos Estados Unidos começou a enfraquecer. Apesar das tentativas de recolonizar o continente, os EUA demonstraram grande destreza em impedir essa possibilidade.
Outra consequência da Doutrina Monroe foi a influência da América do Norte na América Latina. O reconhecimento imediato da independência das colônias americanas fortaleceu os laços entre o Norte e o Sul do continente, facilitando a imposição de vontade e a capacidade dos Estados Unidos de liderar o processo de dominação continental, como a Europa já não podia fazer.
Saiba mais sobre a independência norte-americana: https://brainly.com.br/tarefa/298472