História, perguntado por sarp1atrizbar0a, 1 ano atrás

o que foi a diáspora judaica? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por AlexanderHossoe
1
Diáspora judaica ( no hebraico tefutzah, "dispersado", ou גלות galut "exílio") refere-se à dispersão dos judeus pelo mundo , e a formação das comunidades judaicas fora da Palestina (por dois mil anos) por consequência disso.
A diáspora judaica foi o processo de dispersão dos judeus pelo mundo e a consequente formação de comunidades judaicas fora da Palestina. A primeira diáspora iniciou-se em 586 a.C., quando o imperador babilônico Nabucodonosor II (605 a.C.-562 a.C.) invadiu Jerusalém e deportou os judeus para a Babilônia. Apesar da libertação de Jerusalém pelo imperador persa Ciro I (559 a.C.-529 a.C.), em 539 a.C. apenas uma parte dos judeus retornou para lá. A maioria optou por permanecer na Babilônia e alguns migraram para vários países do Oriente. O segundo momento da diáspora aconteceu no ano 70, com a destruição de Jerusalém pelos romanos. A partir desse momento, os judeus dirigiram-se a diversos países da Ásia Menor e do sul da Europa, formando comunidades que mantiveram a religião e os hábitos culturais judaicos. As que se estabelecem mais tarde nos países do Leste Europeu ficaram conhecidas como ashkenazi. Empurrados pelo islamismo, os judeus do norte da África (sefardins) migraram para a península Ibérica. Expulsos de lá pela cristandade no século XV, migraram para Holanda (Países Baixos), Bálcãs, Turquia, Palestina e, estimulados pela colonização europeia, chegaram ao continente americano.
Respondido por hiluaa
1
Foi o processo de dispersão dos judeus pelo mundo e a consequente formação de comunidades judaicas fora da Palestina. A primeira diáspora ocorreu em 586 a.C, quando o imperador Babilônico Nabucodonosor II, invadiu Jerusalém e deportou os judeus para a Babilônia.  
Perguntas interessantes