História, perguntado por dudinhadasilvavargas, 11 meses atrás

O que foi a Contrarreforma e quais as principais decisões tomadas por seus representantes?

Soluções para a tarefa

Respondido por mayrladianypdxf88
14

Resposta:

Explicação:

A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.

Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático. Utilizando um sistema de rotinas e celebrações religiosas regulares, a Companhia de Jesus conseguiu converter um grande número de pessoas nos territórios coloniais europeus.

A Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Oficio, outra instituição eclesiástica criada na Contrarreforma, teve como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis. Entre outras formas, a Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria. Caso fossem comprovadas as denúncias, o acusado era punido com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.

Em 1542, o Concílio de Trento, uma reunião dos principais líderes da Igreja organizada pelo papa Paulo III, selou o conjunto de medidas tomadas pela Contrarreforma. No Concílio de Trento estabeleceu-se o princípio de infabilidade papal e a declaração do Índex, conjunto de livros proibidos pela Igreja. Além disso, a Vulgata foi estabelecida como versão oficial da Bíblia Sagrada, foi proibida a venda de indulgências e todas as doutrinas católicas foram reafirmadas.

Respondido por maduveiga321
12

Resposta:

A Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica ao abalo sofrido com a Reforma protestante. A Igreja criou diversas estratégias para se reaproximar dos fiéis: buscou colocar fim aos exageros cometidos pelo clero e criou  ordens religiosas com o objetivo de disseminar a fé católica. Por meio da Contrarreforma, a Igreja manteve alguns de seus princípios, como o celibato dos sacerdotes e o culto às imagens. Também reforçou a atuação da Inquisição e criou uma lista de livros proibidos para os católicos, por conterem ensinamentos considerados contrários à religião.

Perguntas interessantes