História, perguntado por Dragusha, 1 ano atrás

O que foi a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana?

Soluções para a tarefa

Respondido por HeimerdingerHumano
80
Conjuração mineira: caráter elitista, visava a instituição de uma república, não tinha preocupação abolicionista, queria a separação da colônia com a metrópole ( Portugal )
Conjuração baiana: caráter popular, visava a instituição de uma república, tinha preocupação abolicionista, queria a separação da colônia com a metrópole e melhoria das condições de vida da população, principalmente os menos favorecidos.
Respondido por rayannedlima2026
40

Resposta:

Conjuração Baiana

Foi uma rebelião popular, de caráter separatista, ocorrida na Bahia em 1798. Teve a participação de pessoas do povo, ex-escravos, médicos, sapateiros, alfaiates, padres, entre outros segmentos sociais. Teve como causa principal exploração de Portugal, principalmente no tocante a cobrança elevada de tributos. Defendiam a liberdade com relação a Portugal, a implantação de um sistema republicano e liberdade comercial. Após vários motins e saques, a rebelião foi reprimida pelas forças do governo, sendo que vários revoltosos foram presos, julgados e condenados.

Explicação:

Conjuração Mineira

Foi um movimento separatista ocorrido na cidade de Vila Rica (Minas Gerais) no ano de 1789. Teve como principal causa os altos impostos cobrados sobre o ouro explorado nas regiões das minas e também da criação da derrama. Teve como líderes intelectuais, poetas, militares, padres e até um alferes (Tiradentes). Tinha como objetivo, após a independência, implantar o sistema republicano no Brasil, criar uma nova Constituição e incentivar o desenvolvimento industrial. O movimento foi denunciado ao governo, que o reprimiu com violência. Os líderes foram condenados a prisão ou exílio. Tiradentes foi condenado a morte na forca

Perguntas interessantes